19 de outubro de 2005

Cooperativismo: Novos Conceitos


São apresentados neste texto alguns conceitos básicos sobre Cooperativismo, formulados ao longo do curso de especialização MBA - Gestão Empresarial de Cooperativas - da Fundação Getúlio Vargas, e em minha vivência de cooperativismo, na Sicredi Araguaia, na Coopasul - Cooperativa de Consumo dos Professores e Estudantes da UFV, Cooperativa de Trabalho de Engenharia Agronômica e Coopercana.


Conceito: Cooperativa é o empreendimento econômico de propriedade e sob controle de seus usuários, que realiza a intermediação dos interesses econômicos desses com o mercado, e que distribui benefícios e custos na razão da utilização que os usuários-proprietários fazem dos serviços a eles disponibilizados.

Princípio da Identidade: Este princípio especifiça que o proprietário da empresa cooperativa (dono do capital) é ao mesmo tempo usuário, considerendo-se usuário o fornecedor, consumidor, trabalhador, usuário de serviços, tomador de crédito e aplicador conforme o tipo de cooperativa
Comentário: Atualmente o associado tem plena consciência da sua condição usuário-cliente, mas tem uma consciencia muito precária da sua coudição de dono proprietário.

Princípio da intermediação: A cooperativa realiza a intermediação de bens, serviços ou trabalho entre os associados e o mercado e entre si própios de modo a agregar valor a produção e aumentar o poder de barganha dos associados
Comentário: A cooperativa está pemannentemente disputando o associado com o mercado pois o mesmo participará economicamente da cooperativa na medida em que seja vantajoso. Assim sendo a cooperativa tem que ser competitiva, eficiente e eficaz para que possa fidelizar os associados.

Associados::
- Ótica Associativa
- Compreensão parcial pa ótica empresarial.
- Visão de cliente.
- Necessicidade de compreenper gue é dono (Ótica Empresarial)

Colaboradores:
- Ótica Coorporativa
- Compreensão parcial da ótica associativista e empresarial.
- Visão Operacional.
- Necessidade de compreenper a relação Dono-Usuário (Ótica Associativa) e comprender os Objetivos Estratégicos (Ótica Empregarial)

Gerentes:
- Ótica Empresarial
- Compreensão parcial da ótica associativista.
- Visão Tática
- Necessidade de entender a relação Dono-Usuário (Ótica Associativa)

Direção:
- Ótica de Direção e Controle
- Responsável pelo equillbrio das visões e direcionamento administrativo do conflito.
- Visão Estratégica
- Neceseidade de representar a vontade dos associados (Controle Democrático)

Considerando-se os conceitos acima apresentados, o trabalho de nucleação tem por objetivo de incorporar percepção do associadodo de Usuário-Cliente, a percepção de Dono-Proprietário.
Este processo pode ser desenvolvido em 3 etapas:

a) Atração do associado à participação através de temas relacionados à perspectiva do Usuário-Cllente. Podem serfeitas discussões a respeito dos produts e serviços oferecidos pela cooperatlva. Nesta fase o núcleo funciona como uma Ouviduria e como meio de avalar qualitivamente o nlvel de satisfação dos usuários.

b) Formação dos associados com informações sobre o funcionamento da cooperativa, seu plano estratégico e avaliação de resultados. Esta fase é preparatória e pré-condição a etapa seguinte.

c) Participação dos associados no processo decisório estratégico da cooperativa. Embora o núcleo forneça informações importantes para dia a dia pa cooperativa, aqui não se trata de participação no processo decisório tático e operacional que é responsabllidade dos gerentes e diretoria. A particlpação se refere ao processo decisório estratégico da cooperativa. Este, ocorre principalmente nas Pré-Assembléias, Assembléias e Conselho de Administração. O papel do núcleo no processo decisório estratégico é com base na avaliação de resultados, discutir os temas relevantes, atuando de forma propositiva, consultiva e de formação de opinião.

Controle Democrático
Visão na perspectiva do Dono-Proprietário
Fidelização do associado
Melhoria contínua dos produtos e serviços

Decisão Ágil X Controle Demoçrático
Apatia X Oligarquia
Condições Estruturais e Motivacionais
Ponte de Ligação e Caixa de Sugestão

Nenhum comentário:

Postar um comentário