28 de outubro de 2005

BAGOLIN & CIA LTDA - Histórico



A BAGOLIN & CIA LTDA - A Casa do Produtor Rural, atua no ramo de insumos agropecuários em Água Boa - MT, desde 1981, oferencedo produtos e serviços de qualidade ao agricultor e ao pecuarista.

Neste artigo, transcrevo o histórico da empresa aprsentado durante a inauguração de suas novas dependências, em Outubro de 2004.

A BAGOLIN E CIA LTDA foi fundada em junho de 1981, com o objetivo de propiciar aos produtores rurais, insumos agrícolas para a sua produção.
Inicialmente com o nome de Tapir Comércio e Representações Ltda a empresa estabeleceu sua sede em Água Boa, na rua 6, em frente a atual Praça Fernando Luiz Furian, tendo um filial em Barra do Garças. Com a emancipação do município e a inauguração da agência do Banco do Brasil todas as atividades foram centralizadas em Água Boa, desativando-se a filial de Barra do Garças. Na época os principais produtos eram insumos para a cultura do arroz, como adubo e tratamento de sementes, pois o arroz era a base da economia da região.
Em 1983 surge a cultura da soja, e a empresa assume a representação da Hoescht do Brasil, com grande linha de defensivos para esta cultura. Mais tarde a Hoescht se transformaria em AgrEvo , depois em Aventes e esta em Bayer, representação esta muito importante no mercado até hoje,
Nesta época também, a empresa assume a representação dos Fertilizantes Ipiranga Serrana, hoje Serrana Bunge, também com grande qualidade e presença no mercado, sendo a Bagolin uma das mais antigas representantes desta marca no Mato Grosso.
A partir do início dos anos noventa, com o declínio da agricultura, e ascensão da pecuária a Bagolin também entra neste ramo, com o sal mineral Mitsui, atualmente PCS. Novamente a qualidade do produto é um dos diferenciais da empresa.
Em 1997 a Bagolin inicia a fabricação própria de rações a sal mineral, culminando com o lançamento do VITAFÓS, a marca própria da Bagolin, em 2004.
A partir de 2000 inicia outra diversificação de suas atividades, abrangendo as áreas de ferragens, medicamentos, botas e chapéus, ferramentas e utensílios em geral, atendendo tanto as necessidades da agricultura e pecuária comerciais quanto do pequeno produtor rural , bem como dos proprietários as hortas e jardins da área urbana.
Durante estes 23 anos muitas crises se passaram, na agricultura, na pecuária, na região e no país. Plano do Sarney, Plano Collor, Plano Bresser, Plano Real. Durante este período muitas pessoas chegaram, algumas saíram. Revendas abriram, revendas fecharam. Mas o importante é que fazendo um balanço destes anos, temos um resultado altamente positivo. Nossa empresa cresceu, mas não cresceu sozinha. O município e a região cresceram. Os produtores se desenvolveram.
Ao longo desse tempo tivemos um enorme salto tecnológico, tanto na agricultura quanto na pecuária, e a Bagolin teve a sua parcela de contribuição com palestras, dias de campo, pesquisa e assistência técnica. Basta comparar a produtividade que de hoje com a de 20 anos atrás.
Para finalizar, gostaríamos de dizer que a história da Bagolin se deve a seus clientes, que muito mais que clientes são amigos, Três valores nortearam e norteiam a empresa desde o princípio: a honestidade, a qualidade dos produtos e a amizade dos clientes. Por isso nosso lema e nossa missão e é ser a “Casa do Produtor Rural”.
Para tanto estamos apresentando a comunidade aguaboense nosso novo lar, no qual teremos o maior prazer e lhes receber e atender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário