19 de setembro de 2006

Escola como Empresa e o Prova Brasil


A pedido de minha amiga Irene Manhães, que está fazendo pós-graduação em Administração Escolar, escrevi algumas idéias sobre Escola como Empresa sob o enfoque da Administração:

1 - O sucesso da Empresa/Escola depende primordialmente da qualidade de seu líder (Empresário/Diretor) e da participação de seu público alvo (Clientes-Comunidade Escolar)

2 - É fundamental também um planejamento bem feito (Planejamento Estratégico/Projeto Político Pedagógico)

3 - Este planejamento deve estar alicerçado num sistema de monitoramento e avaliação das metas e objetivos (Sistema de Informações Gerenciais/Sistema de Avalização da Qualidade de Ensino)

3 - A análise de eficiência feita na educação pública no Brasil está invertida. Numa empresa, quanto mais ela gasta, menos eficiente é. Na educação pública, quanto mais se gasta, mais eficiente é. Os políticos gostam de se gabar: "Este ano gastamos 30% de nossos recursos em educação", mas qual é o resultado atingido ?

4 - Numa Empresa, o simples aumento de salário dos funcionários sem melhorias no sistema gerencial, na liderança, no ambiente de trabalho e no treinamento e qualificação não garantirá que este aumento resulte em melhorias na qualidade dos produtos, no atendimento ao cliente e nos resultados da empresa. Assim também na educação, a melhoria salarial dos profissionais da educação, que sabemos que é necessária e urgente, por si só não garantirá a melhoria da qualidade de ensino.

O começo da melhoria é a escolha de bons líderes e o envolvimento da comunidade.

Links:
Para saber mais sobre o Prova Brasil:

Nenhum comentário:

Postar um comentário